Benefícios da Tanchagem

Thumb Benefícios da Tanchagem

Benefícios da Tanchagem

A tanchagem é uma ótima opção de medicamento, usado para dissipar o calor e interromper sangramentos que se tornam contínuos. A tanchagem é considerada uma das ervas mais diferenciadas para a cicatrização. A tanchagem é utilizada para dar brilho aos olhos e agir como eliminador de fleugma. A tanchagem é uma erva que tem sabor doce, neutra, fria. Atua nos seguintes meridianos : bexiga, baço, estômago. Tem ação anti-inflamatória, demulcente, diurética, vulnerária. A tanchagem também pode ser consumida em forma de suco. Saiba mais em : Benefícios da Tanchagem.

Benefícios da Tanchagem

O nome do gênero Plantago se origina do termo latino planta, cujo significado é “sola-do-pé”. Esse nome se refere a folha da pé major, que se assemelha à parte inferior de um pé humano. A tanchagem é uma planta comum em todo o mundo. Suas folhas são usadas no ocidente, enquanto as sementes (e em uma escala menor, as folhas) têm aplicação na medicina chinesa. Embora espécies distintas sejam utilizadas na China e no Ocidente, há pouca diferença entre suas propriedades, sendo essas espécies intercambiáveis. O nome desta planta abrange três espécies (P. asiatica, P. depressa, P. major). Essa desinibe a água, dissipa o calor, dá brilho aos olhos e elimina o fleugma, É utilizada para tratar quadros de obstrução urinária, estrangúria-turvação, tem também os benefícios da tanchagem para corrimentovaginal, sangue na urina, icterícia, inchaço pela água, disenteria decorrente do calor, diarreia, hemorragia nasal, olhos injetados e inchados, impedimento da garganta “mariposa de garganta (amigdalite aguda), tosse e leões ulcerativas da pele.

Essa planta contém baicalina, um componente também encontrado no solidéu chinês, que revelou propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas. A tanchagem tem sido empregada como fitoterápico desde a antiguidade, de acordo com menções em muitos texto mais antigos. Pelo fato de que ela refresca e ser cicatrizante, alguns especialistas tem obtido grande sucesso com os benefícios da tanchagem sob a forma de suco fresco, usando-a como enema na colite ulcerativa.

Publicidade

Benefícios da Tanchagem – doenças

 

O suco de tanchagem também pode ser administrado internamente para o tratamento de úlceras estomacais, corrosão do esôfago decorrente da regurgitação ácida e afecções semelhantes.A tanchagem é usada para tratar a síndrome lín (dor ao urinar), em que a micção é dolorosa, e a urina escassa, e de toma amarelo-escuro. A erva também ajuda a eliminar o calor e drenar para baixo, em quadros de fleugma-calor nos pulmões. A tanchagem tem um sabor doce e neutro e sua natureza fria. Ela atua para percolar e drenar a umidade com sua neutralidade e dissipa o calor com eficiência por meio de sua natureza fria. A tanchagem é um excelente medicamento para dissipar o calor e cessar os sangramentos resultantes de lesões nos vasos sanguíneos provocadas pelo calor, com sintomas como expectoração sanguinolenta e sangue na urina e nas fezes. A tanchagem é doce e fria, sendo estimável no tratamento de feridas na carne, tanto internas quanto externas. Muitos pacientes relatam alívio de dor e da queimação, além de afirmar que, em comparação a qualquer outro tratamento, estes lhe proporcionou alívio mais imediato.

Essa planta medicinal é uma das espécies botânicas superiores para a cicatrização da carne, e sua ação é essencial em feridas, cortes, abscessos ou quaisquer outras situações nas quais os tecidos precisam de cicatrização. Aplique-a externamente sob a forma de cataplasma ou incorpore-a como um dos ingredientes de uma pomada ou unguento. A infusão ou decoção são mais eficazes para uso interno. Embora o uso da erva seja primeiramente interno para o aquecedor inferior, ela também se mostra valiosa para os pulmões, em virtude de suas ações de drenagem e dissipação de calor. Além disso, o sabor doce da tanchagem proporciona uma qualidade de nutrição do yin. Como o yin pode ser facilmente prejudicador pela síndrome lin ou pelos fitoterápicos utilizados em seu tratamento, essa ação faz da tanchagem uma planta medicinal muito importante desta categoria, os benefícios da tacharem são inúmeros.

Dosagem e preparo

  • Use de 5-15 g em decoção ou infusão;
  • 3-6 ml de tintura.

Prepare a tanchagem para aplicação externa, esmagando as folhas frescas e aplicando-as diretamente sobre a área afetada, ou infunda-as em óleo para obter uma infusão em óleo ou uma pomada. A erva seca de boa qualidade é verde, de um tom que varia de claro e o escuro, e se apresenta inteira. Não deve haver nenhum odor. Contudo, ao provar a folha e mantê-la na boca por alguns minutos, a sensação será levemente pegajosa.

Publicidade

Principais combinações para benefícios da tanchagem

  • Substitua sementes de tanchagem chinesa por essa planta medicinal na Eight Corrections Powder, o que ajudará a apoiar a energia correta e tratar lesões causadas pelo calor na bexiga. Isso é especialmente útil quando há presença de sangue na urina.
  • Combine com hidraste, gardênia, arnébia e angélica chinesa para aplicação externa em abscessos rompidos, resultantes do calor-toxinas.

Precauções : No caso de pacientes com vacuidade de qì no baço, tenha cuidado ao administrar a tanchagem na parte interna.

Fonte: Remédio da Terra

Envie um comentário :

Outros Posts da A Natureza é Bela: