Chá de capim-limão cura dor de cabeça e depressão

Thumb Chá de capim-limão cura dor de cabeça e depressão

Chá de capim-limão cura dor de cabeça e depressão

Também conhecido como capim-santo ou capim-cidreira, o capim-limão é uma grama que cresce em moitas nativa da Índia, país em que utiliza a planta na medicina ayurveda como medicamento ou condimento alimentar.

Porém, como o Brasil tem condições climáticas parecidas com as regiões asiáticas, o capim-limão adaptou-se aqui e hoje nem se parece uma planta exótica, já que é encontrada com facilidade em campos e beiras de estradas.

Propriedades do capim-limão

Com cheiro cítrico que lembra o limão, característica que deu origem ao seu nome, o capim-limão é composto por citral, genariol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido cético e ácido capróico.

Estas substâncias são capazes de agir como febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmante, antidepressivas, diuréticas e expectorantes.

Como usar o capim-limão

A planta pode servir como complemento medicinal em forma de chá ou em pó. Porém, dela também pode ser extraído um óleo essencial que serve de ingrediente para repelentes naturais e fungicidas.

Benefícios do chá de capim-limão

Entre os principais benefícios do chá de capim-limão é possível destacar a ação analgésica que trata naturalmente dor de cabeça, febre e cólicas menstruais e as ações antiespasmódica e calmante, que contribuem para o controle da ansiedade, melhoram o sono e atuam como antidepressivos.

Como fazer chá de capim-limão

Adicione em um litro de água fervendo 5 colheres de sopa da planta seca ou 20 folhas frescas cortadas em pedacinhos. Abafe por 20 minutos e coe. Tome o chá de capim-limão quente ou gelado três vezes ao dia.

Como fazer suco de capim-limão

suco de capim-limão pode ser uma alternativa para dias quentes ou para pessoas que não gostam de chá. A receita leva limão e hortelã, ingredientes que contém alta taxa de substâncias antioxidantes.

Para fazer o suco calmante bata no liquidificador 40 folhas de capim-limão picadas, suco de 4 limões e 5 folhas de hortelã com 500 ml de água. Adoce a gosto.

Contraindicações

Mulheres gestantes ou lactantes e indivíduos com disfunções gástricas como propensão à azia, gastrite ou úlceras devem evitar o consumo das receitas com capim-limão.

Fonte:

VIX

Envie um comentário :

Outros Posts da A Natureza é Bela: