Chá de Hortelã Emagrece Mesmo?

Thumb Chá de Hortelã Emagrece Mesmo?

Chá de Hortelã Emagrece Mesmo?

Não são poucos os alimentos e ingredientes de origem vegetal que são associados à saúde e boa forma. Entretanto, antes de comprar a ideia de que determinado produto realmente fará bem ao organismo ou ajudará na difícil tarefa de perder peso, é preciso obter maiores informações sobre ele.

Tomemos como exemplo a hortelã, uma planta aromática que possui 44 calorias a cada 100 g, é rica em importantes nutrientes como fibras, proteínas, potássio, cálcio, magnésio, ferro, vitamina B6, vitamina C e costumeiramente utilizada como acompanhante de sucos ou sendo o ingrediente principal de um chá.

Mas será que com todos esses nutrientes, o chá de hortelã emagrece? E quais são os outros benefícios que ele pode oferecer à nossa saúde? Continue lendo para descobrir:

Publicidade

Chá de hortelã emagrece? 

O primeiro ponto a ser verificado em relação à bebida é o número de calorias que ela apresenta. E, levando esse aspecto em consideração, é possível sim dizer que o chá de hortelã emagrece. Isso porque em uma porção de 235 ml, preparada com as folhas frescas ou secas, ele traz somente 2 calorias.

Se a pessoa que está tentando perder peso deixar de tomar uma xícara de café com açúcar, que contém 29 calorias, e consumir o chá em seu lugar no café da manhã, terá uma economia de 27 calorias em sua ingestão diária.

Já se ela resolver substituir um copo de 200 ml de suco de laranja natural, com 94 calorias, pelo chá de hortelã, essa redução será ainda maior e chegará a 92 calorias a menos na taxa de consumo. Melhor ainda se a pessoa for capaz de deixar de lado uma lata de Coca-Cola com 149 calorias e tomar o chá em vez do refrigerante: serão 147 calorias a menos fornecidas ao corpo.

Publicidade

E tudo isso com a vantagem de oferecer ao organismo os nutrientes que nós vimos acima que são encontradas na planta utilizada para fazer o chá.

Outra vantagem que faz com que seja verdade que o chá de hortelã emagrece é que ele contém fibras. Esse nutriente promove a sensação de saciedade no corpo, o que facilita o controle do apetite, a diminuição no tamanho das porções das refeições e das calorias, tornando a perda de peso mais propensa.

Há ainda o efeito de relaxamento que a hortelã traz. Isso pode ser comprovado em um estudo científico patrocinado pela NASA, que mostrou que pessoas que sentiram o cheiro da planta tiveram os seus níveis de ansiedade e fadiga reduzidos em 20% e de frustração em 25%.

Mas o que estar mais calmo e relaxado tem a ver com a perda de peso? É que quando estamos estressados, o nível do hormônio cortisol cresce no organismo, algo que pode prejudicar o metabolismo. Vale lembrar que quanto melhor o metabolismo trabalhar, melhor será o processo de queima de gorduras no corpo.

Além disso, a planta faz com que as enzimas digestivas responsáveis pela absorção de nutrientes oriundos dos alimentos e pelo consumo e transformação de gordura em energia a ser gasta pelo corpo sejam estimuladas a trabalhar. Ou seja, o chá de hortelã emagrece ainda por ajudar a aumentar a quantidade de gordura queimada dentro do organismo.

A hortelã também beneficia a digestão, traz movimentações saudáveis ao intestino e relaxa os órgãos do trato gastrointestinal. Com isso, a digestão acontece de maneira mais acelerada, o que previne a indigestão, o inchaço e os gases, além de aliviar os sintomas de quem sofre com a síndrome do intestino irritável.

Ok, mas onde isso entra no processo de emagrecimento? Bem, apesar de não estar diretamente ligado à eliminação de peso, esse efeito positivo faz com que o usuário do chá de hortelã se sinta mais disposto para praticar atividades físicas e não possa utilizar uma dor de barriga ou má digestão como justificativa para matar uma aula na academia ou não correr no parque, o que contribuirá com o aumento de seu gasto calórico.

Antes de passarmos para o próximo tópico, é importante enfatizar que apesar da bebida ser capaz de auxiliar a diminuição do peso, não dá para depender somente dela para se livrar dos quilos em excesso. Até porque se a pessoa que consome o chá não deixar de comer besteiras e guloseimas e continuar a ter uma vida sedentária, dificilmente emagrecerá mesmo que o consuma diariamente.

Portanto, se você deseja perder peso, use o chá de hortelã como um aliado, mas não se esqueça que para alcançar o seu objetivo ainda é essencial ter uma alimentação equilibrada e saudável e praticar exercícios físicos com regularidade.

Outros benefícios da hortelã 

Além das vantagens que citamos acima, a hortelã utilizada no preparo do chá traz ainda os seguintes efeitos positivos:

  1. Alívio de alergias: Um antioxidante encontrada na planta, chamado de ácido rosmarínico, pode aliviar os sintomas temporários de alergias;
  2. Tratamento de resfriado e dor de garganta: A hortelã possui um efeito descongestionante, que ajuda a eliminar o catarro e o muco e promove a limpeza do nariz, brônquios, garganta e pulmões. Com isso, ela pode auxiliar o tratamento de resfriado e dor de garganta;
  3. Ameniza dor de cabeça: Por conta de seu efeito relaxante, a planta consegue aliviar inflamações e diminuir a temperatura corporal, que estão geralmente associadas com o surgimento de dores de cabeça e enxaquecas;
  4. Tem efeito estimulante: Pode parecer estranho, já que ela também tem um efeito calmante, mas a hortelã pode estimular e deixar o cérebro funcionando em alta intensidade. Tal benefício é especialmente vantajoso para quem sofre com fadiga, exaustão, depressão e letargia;
  5. Faz bem à memória: Uma pesquisa realizada pela Universidade Cardiff, no País de Gales, e divulgada no ano de 2011 identificou que pessoas que mascaram um chiclete feito à base de hortelã tiveram um registro maior de alerta mental e retenção de memórias do que aqueles que não mascaram.

Cuidados com a hortelã 

Quem sofre com cálculo biliar deve ingerir a hortelã com precaução. Já as pessoas com doença do refluxo gastroesofágico diagnostica – conhecida como refluxo ácido – não devem consumir a planta e nem o chá feito a partir dela.

Crianças pequenas e bebês também não são recomendados a ingerir o chá de hortelã. Se ao tomar a bebida você sentir algum problema, dor ou efeito inesperado, não demore a consultar o seu médico de confiança para verificar do que se trata.

Fonte: MUNDO BOA FORMA

Envie um comentário :

Outros Posts da A Natureza é Bela: