Conheça “a rainha das flores”, o segredo por trás dos melhores perfumes do mundo

Thumb Conheça “a rainha das flores”, o segredo por trás dos melhores perfumes do mundo

Conheça “a rainha das flores”, o segredo por trás dos melhores perfumes do mundo

Desde a antiguidade, a perfumaria envolve a extração de essências de flores. Mas entre tantas flores conhecidas, uma delas é considerada a rainha das flores: o jasmim.

No entanto, existem mais de 200 espécies de jasmim, todos originários do sul asiático. Mas Jasmim Sambac talvez seja o favorito das grandes marcas. Além de conter a essência principal para vários perfumes famosos, às vezes ele também é utilizado como um ingrediente complementar para perfumes com bases de rosas ou outras flores, isso acontece porque este jasmim é o que dá aquele toque de mistério e sofisticação para perfumes masculinos e femininos.

Uma das marcas mais reconhecidas por usar a fragrância do Jasmin Sambac é a conceituada Carolina Herrera House, que utilizou a flor inclusive para o primeiro perfume da empresa. Para entender e realmente se aprofundar na arte da perfumaria com o Jasmim Sambac, Carolina Herrera de Baez foi até a Índia, e lá descobriu que esta pequena flor podia insprar não só os perfumes, mas também as linhas de jóias e roupas da marca.

Publicidade

Na Índia, o Jasmin é mais que uma flor, ele representa a beleza do mundo, e é parte das tradições espirituais do país: em cerimônias religiosas, o jasmim é a principal oferenda aos deuses. O aroma da flor é oferecido ao Deus Shiva, que em troca traz felicidade e prosperidade.

A flor, que também é considerada símbolo do amor, é comumente utilizada como forma de devoção entre casais no templo de Ganeha. Porque, além de tudo, os indianos acreditam que o aroma da flor pode ter poderes medicinais e até afrodisíacos.

As indianas também criam coroas de jasmim para colocar nos cabelos de manhã, isso funciona como uma espécie de perfume natural, porque o jasmim libera a essência aos poucos ao decorrer do dia.

Publicidade

jaja

O Jasmim é considerado uma flor Yin, o que significa que ele libera a maior parte de sua essência durante a noite. Na indústria de perfumes, os botões devem ser colhidos pela manhã, antes das 9:30, para que sejam processados em 24 horas, aproveitando o período de liberação natural da essência.

O perfume do Jasmim Sambac tem diversas facetas, personalidades e nuances, dependendo de como cada perfumista trata o processo químico, o que significa que um perfume de Jasmim Sambac pode ter uma essência completamente diferente de outro.

O processo de criação de perfumes ainda carrega em si aspectos da antiguidade, mas graças à modernidade e aos profissionais que se dedicam a transformar flores em perfumes, podemos ter um pouquinho dos aromas da Índia a nossa disposição.

 

 

Fonte: VIX

Envie um comentário :

Outros Posts da A Natureza é Bela: