Consuma mais caju!

Thumb Consuma mais caju!

Consuma mais caju!

No Brasil, nós estamos acostumados a consumir maracujá, laranja, abacaxi e banana. Adoramos uma boa salada de frutas, bem colorida e saborosa. No entanto, algumas frutas que não fazem parte dessa dieta básica do brasileiro, podem trazer grandes benefícios.

Uma delas é o caju. É conhecido como uma fruta, mas, na verdade, é um pseudofruto, já que o fruto do cajueiro é a castanha.

Segundo um estudo coordenado pelo nutricionista Luciano Bruno, de Piracicaba (SP), publicado na revista científica canadense Food Research International, os fitoquímicos presentes na fruta ajudam no controle da inflamação nas células, uma ação que atua contra os quilos extras.

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Além desse benefício, o caju possui algumas substâncias essenciais para a saúde, como a vitamina C, que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, na redução dos níveis do colesterol e ainda mantém o sistema imunológico alto. A quantidade dessa vitamina presente no caju é maior até do que a presente na laranja, são cerca de 219,3 mg de vitamina C, o que corresponde a 365% da dieta diária de um adulto. Possui também uma alta taxa de fibras, promovendo a saciedade.

O pseudofruto também possui betacaroteno e minerais, como magnésio, manganês, potássio, fósforo e ferro.

Tabela Nutricional (Quantidade por 100 gramas):
  • Calorias (Kcal) -> 43;
  • Carboidratos -> 10,3;
  • Proteínas -> 1;
  • Lipídeos -> 0,3;
  • Cálcio -> 1;
  • Fósforo -> 16;
  • Ferro -> 0,2;
  • Sódio -> 3;
  • Potássio -> 124;
  • Vitamina C -> 219;
  • Fibras -> 1,7.

Outro efeito importante, especialmente para quem mora nos grandes centros: o caju protege o organismo dos efeitos do estresse e da poluição.

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Muitos estudos afirmam que o caju também é um aliado no combate ao câncer, isso porque ele é uma fonte de um flavonóide chamado proantocianidina, um inibidor do desenvolvimento do tumor, prevenindo também o crescimento de células cancerígenas.

A comunidade de nutricionistas indica ingerir um copo de suco da fruta, se possível sem açúcar, em todos os dias.

Fonte:

eusemfronteiras

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