Doença comum pode estar detonando sua visão silenciosamente: 2 sinais para observar

Thumb Doença comum pode estar detonando sua visão silenciosamente: 2 sinais para observar

Doença comum pode estar detonando sua visão silenciosamente: 2 sinais para observar

Condição comum e grave, a hipertensão arterial não apresenta sintomas óbvios e pode resultar em diversos problemas sérios de saúde, como AVC e infarto. O que pouca gente sabe é que a pressão alta sem controle ou tratamento pode até afetar a visão do paciente.

Pressão alta afeta a visão

Mais comum entre idosos, a hipertensão arterial sistêmica pode acometer os olhos, afetando principalmente a retina, responsável pela transformação da luz em impulso nervoso que, recebido pelo cérebro, nos permite enxergar. Os vasos retinianos podem ser afetados, portanto, por alterações vasculares provocadas pela pressão alta.

A mácula, região da retina responsável pela visão de detalhes, pode sofrer alterações devido a um quadro de hipertensão arterial, comprometendo assim a capacidade de visualização plena.

Publicidade

A alteração nas paredes dos vasos causada pela pressão alta pode levar a quadros de oclusão que, consequentemente, gera baixa na visão. As oclusões podem acometer vasos centrais em regiões dos olhos que, em alguns casos, pode até resultar em perda de visão.

Os sintomas de comprometimento da visão causado pela hipertensão se desenvolvem tardiamente, mas dois sinais merecem atenção e a busca por um diagnóstico médio o mais rápido possível: visão borrada e/ou alterações do campo visual.

Quando diagnosticada precocemente por um oftalmologista, a condição tem grandes chances de controle e até regressão. Não existe cura para a doença, mas realizar exames constantes e controlar a pressão arterial através de cuidados com a alimentação, medicamentos e prática de exercícios são medidas que evitam o comprometimento da visão.

Publicidade

Fonte: VIX

Envie um comentário :

Outros Posts da A Natureza é Bela: