Doril: propriedades e benefícios da planta

Thumb Doril: propriedades e benefícios da planta

Doril: propriedades e benefícios da planta

A erva doril é uma erva antiga que vêm do território sul-americano. Conhecendo seus benefícios, ela era usada para fins terapêuticos e curativos pelos antigos povos indígenas brasileiros.

Saiba que o doril é da família da Amaranthaceae e tem como nome científico Achyranthes bettzickiana. Você pode não conhecê-lo facilmente como doril, pois vai depender da região onde você se encontra. Contudo, esta erva tem outros nomes tais como: cabeça-branca, sempre-viva, carrapichinho, quebra-panela, infalível, perpétua-do-brasil, melhoral, acônito-do-mato, anador, perpétua, ervanço, carrapichinho-do-mato, caaponga, etc.

Descrição da planta

Saiba que a planta doril possui flores brancas e tem um caule que pode alcançar os dois metros de comprimento, sendo formado por raízes densas. É uma erva que alastra bastante, por isso se a tiver em seu jardim, considere um espaço adequado ao seu crescimento invasor. As suas folhas são de forma oval, podendo ser roxas ou vermelhas quando adultas. Quando são jovens, a cor principal é o verde.

O chá cheio de benefícios

Esta erva é consumida essencialmente em forma de chá. Para seu conhecimento, um chá desta erva tem propriedades bem vantajosas para a saúde.

Confira aqui todos os benefícios:

    • é muito adequado para quem tem problemas hepáticos ou vesicais;
    • para quando se sente com cefaleias ou terríveis enxaquecas;
    • usar em casos de hemorroidas;
    • favorece as digestões, diminuindo as situações de flatulência;
    • auxilia no tratamento de diarreias;
    • é desintoxicante devido às suas folhas, que têm efeitos adstringentes;
    • tem poderes diuréticos, analgésicos, depurativos e digestivos.
    • favorece a perda de peso, quando adicionado à sua dieta alimentar.

Aprenda, agora, a preparar este chazinho de doril bem sadio para sua saúde.

Você vai precisar de:

  • mel: quantidade a gosto;
  • doril: 20 gramas de folhas;
  • água: 1 litro

Para fazer o chá:

  1. As folhas de doril vão ao fogo com a água até ferver.
  2. Deixe ferver por três minutos e só depois desligue o fogão.
  3. Aguarde alguns minutos mais, até que as folhas libertem suas propriedades na água. Convém que o chá fique com tom carregado.

Para tomar o chá: coloque mel para adoçar o chá. Este é um adoçante mais natural e saudável que o açúcar refinado. Depois você pode beber o chá, quando este já estiver morno. Tome duas ou três vezes por dia e assim, certamente conseguirá aproveitar todas as vantagens deste chá.

Tome precauções: Convém consultar seu médico antes de tomar este chá. Deve ser ele a orientá-lo, pois ele conhece melhor sua saúde. Caso seja gestante nos primeiros meses de gestação não tome este chá.

Experimente esta erva milagrosa e partilhe conosco a sua opinião e resultados obtidos. Certamente serão muito positivos!

Fonte: Dicas

Envie um comentário :

Outros Posts da A Natureza é Bela: