Sal Rosa do Himalaia – Benefícios, Como Usar, Propriedades e Dicas

Thumb Sal Rosa do Himalaia – Benefícios, Como Usar, Propriedades e Dicas

Sal Rosa do Himalaia – Benefícios, Como Usar, Propriedades e Dicas

O sal está na base diária da nossa alimentação e, exceto para pessoas com condições específicas de saúde, é indispensável para dar sabor aos alimentos e sensação de saciedade após uma refeição.

Infelizmente, o sal extremamente refinado que consumimos atualmente é quase puro cloreto de sódio (97% ou mais), com produtos químicos adicionados. Uma fórmula que pode causar muitos males à saúde.

Mas existem outros tipos de sal, como o sal marinho e o sal rosa do Himalaia, que trazem benefícios incríveis para a saúde. Acompanhe as nossas dicas e saiba melhor como usar as propriedades saudáveis desta dádiva da natureza. 

Publicidade

A origem do Sal Rosa do Himalaia

A cordilheira do Himalaia se estende por toda a Ásia, passando pela China, Nepal, Mianmar, Paquistão, Butão, Afeganistão e Índia.

Há centenas de milhões de anos atrás, esta era uma área coberta pela água do mar, mas ao longo dos tempos, as placas tectônicas da Terra se moveram e elevaram as montanhas. A água do mar evaporou-se, mas todos os seus minerais foram cristalizados sob o calor do sol e formaram o que hoje conhecemos como o sal rosa do Himalaia.

Além de ser mantida em um ambiente limpo e cercada por neve durante todo o ano, a camada de sal também foi coberta por lava de vulcões locais que a protegeu da poluição moderna. Isto leva a crer que o sal Rosa do Himalaia é o sal mais puro encontrado no nosso planeta e consiste em uma das melhores fontes de minerais naturais do planeta, exponencialmente mais saudável do que o sal de mesa processado que a maioria das pessoas usa diariamente.

Publicidade

Por que o Sal do Himalaia é Rosa? 

Os muitos tons de rosa, vermelho e branco são uma indicação do conteúdo mineral presente no sal. A cor rosa, propriedade característica do Sal do Himalaia, é o resultado de uma pequena quantidade de óxido de ferro presente nele.

PUBLICIDADE

De um modo geral, sal do Himalaia é considerado um sal saudável, porque não há produtos químicos adicionados a ele e porque ocorre naturalmente. Entre os muitos minerais presentes nele podemos citar o zinco, selênio, iodo e o cobre.

Dicas de como usar o Sal Rosa do Himalaia

  • Para cozinhar: Substitua o sal refinado pelo Sal Rosa usando moedores;
  • Para cozinhar e servir: Placas de sal podem ser usadas como travessas que podem ser refrigeradas ou congeladas para servir sushi, vegetais, queijos, sobremesas frias e até mesmo sorvetes. Os blocos de sal também são bons condutores de calor e podem ser aquecidos para selar legumes, camarão, peixes, carnes em fatias finas ou mesmo para fritar um ovo;
  • Na decoração: As rochas de sal podem ser usadas como cristais decorativos e também para servir alimentos;
  • No banho: colocar cristais de sal rosa do Himalaia na banheira proporciona um banho desintoxicante e suas propriedades e nutrientes servem para estimular a circulação e aliviar dores musculares. Naturalmente rico em mais de 80 minerais, tomar banho com Sal Rosa é uma experiência terapêutica para o corpo e a mente;
  • Para purificar o ar: As lâmpadas de cristal de rocha de Sal Rosa do Himalaia têm propriedades químicas e físicas únicas cujos benefícios podem melhorar significativamente a saúde quando usadas continuamente no quarto de dormir.

Propriedades do Sal Rosa do Himalaia 

Umas das maiores fontes de Sal Rosa do Himalaia é uma mina no Paquistão, uma área profunda e não poluída no sopé do Himalaia, de onde é extraída a maior parte do sal que conhecemos. Esta variedade contém 84 elementos naturais e minerais que são vitais para a nossa saúde, incluindo Magnésio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Ferro, Zinco, Selênio, Iodo e Cobre.

O Sal do Himalaia serve para ajudar a desintoxicar o corpo através de osmose no banho. À medida que a pele absorve os minerais saudáveis e o sódio migra da água para a camada exterior da pele, a umidade das células é preservada e as toxinas do corpo são liberadas.

Recomenda-se que o banho seja morno, próximo da temperatura corporal normal, e que se use cerca de 1 quilo de sal para 30 litros de água.

O sódio, quando ingerido, ajuda a regular o volume de sangue e, assim, a pressão arterial. Ele também traz benefícios para o controle das contrações musculares, das transmissões nervosas e das funções do coração.

PUBLICIDADE

Quanto Sal Rosa do Himalaia você deve consumir? 

Um quarto de colher de chá de sal rosa do Himalaia contém cerca de meio grama de sódio. O sódio provoca retenção de água no organismo e o consumo em excesso pode causar diferentes problemas de saúde como pressão alta e doenças cardíacas.

American Heart Association recomenda que a quantidade diária de sódio a ser consumida esteja entre 1,5 a 2,3 gramas para homens e mulheres entre as idades de 9 e 50 anos.

O Sal Rosa do Himalaia pode ser consumido um pouco mais livremente em relação ao sal de mesa, mas ainda é preciso limitar a sua ingestão.

Benefícios do Sal Rosa do Himalaia 

1. Melhorar a digestão

Nutrientes presentes no Sal Rosa do Himalaia podem realmente aumentar a capacidade do trato gastrointestinal de absorver outros nutrientes. Por esta razão, trocar o sal refinado por ele vai ajudá-lo a digerir melhor a comida. Melhor digestão significa aproveitar melhor os nutrientes dos alimentos e sentir menos fome.

2. Fortalece o corpo porque contém até 84 minerais saudáveis

Ao substituir o sal refinado pelo Sal Rosa do Himalaia você adiciona até 84 minerais essenciais diretamente na corrente sanguínea. Estes minerais ajudam a manter os ossos e tecidos conjuntivos mais fortes, dão suporte à regeneração muscular e à circulação sanguínea.

Pessoas que sofrem de friagem nos membros, artrite, ossos frágeis, ou até mesmo fadiga mental, podem se beneficiar com o uso regular de Sal Rosa do Himalaia.

3. Desintoxica o organismo

Quando adicionado a um banho de água na temperatura aproximada do corpo, o Sal Rosa do Himalaia oferece nutrientes necessários para a saúde do corpo e também funciona como um poderoso desintoxicante.

Ao ser dissolvido na água, ela torna-se uma solução iônica que ajuda a extrair as toxinas para fora dos tecidos da pele e do tecido adiposo.

A água, por si só, é de extrema importância para desintoxicar o corpo humano, mas o sal trabalha como um “veículo” que faz a remoção de toxinas das células.

PUBLICIDADE

4. Equilibra o pH reduzindo a acidez do organismo

O pH desequilibrado do organismo é o que leva a muitos tipos de problemas de saúde como deficiência imunológica, perda de densidade óssea, pedras nos rins e ganho de peso.

Os níveis de pH podem ser testados em exames de laboratório. Quando o pH etá muito baixo diz-se que o organismo está ácido demais. Neste caso, a correção pode ser feita tomando uma solução feita com Sal Rosa do Himalaia.

Devido à sua natureza alcalina, o Sal Rosa também pode ser utilizado como um antiácido natural. Basta misturar uma colher de chá em um copo de água em temperatura ambiente e tomar para neutralizar o excesso de acidez no estômago.

5. Reduz a pressão arterial

O Sal rosa do Himalaia é absorvido pela corrente sanguínea de forma muito mais eficiente que o sal regular, e pesquisas têm comprovado que ele pode ser usado em pequenas doses para ajudar a reduzir a pressão, enquanto estimula uma melhor circulação sanguínea.

O Sal Rosa do Himalaia tem a capacidade de baixar a pressão arterial porque enquanto o corpo processa os minerais com mais facilidade, o organismo não necessita de tanta água para limpar o excesso de sódio, portanto, não irá reter tanta água, e o corpo não terá que elevar a pressão sanguínea para realizar este trabalho.

6. Relaxa os músculos e combate o cansaço

PUBLICIDADE

Cansaço pode ser um sinal de perda de eletrólitos e sal no organismo. Devido a suas propriedades únicas e a capacidade de ser absorvido pela corrente sanguínea mais rapidamente do que os sais tradicionais, o Sal rosa do Himalaia permite uma restauração imediata dos níveis de sal no organismo.

Um banho quente infundido com Sal Rosa do Himalaia é uma boa forma de usar este sal para relaxar os músculos contraídos. O magnésio e outros minerais encontrados nele são absorvidos através da pele e ajudam a curar músculos e outros tecidos moles danificados. Os minerais deste sal também trabalham para fortalecer os ossos, a pele e os tecidos conjuntivos que podem causar cansaço e dores no corpo.

7. Purificar o ar

Você pode usar as propriedades do sal rosa do Himalaia para desintoxicar o corpo e também para limpar o ar que você respira. Você já deve ter visto um cristal rosa robusto iluminado por uma lâmpada, pois bem, trata-se de uma iluminação purificadora de ambiente feita de uma rocha de Sal Rosa do Himalaia.

Ela atua como um purificador natural do ar, puxando a umidade do ambiente que a cerca evaporando-a rapidamente por causa do calor da lâmpada. A água volta rapidamente para o ar, mas as toxinas presentes na umidade são deixadas na rocha, presas pelos íons de sal.

8. Trata doenças respiratórias

Quando dissolvido em água quente, o Sal Rosa do Himalaia pode tratar condições respiratórias como a sinusite e a asma.

Os cristais rosa emitem íons negativos que atacam diretamente os problemas respiratórios sem comprometer as funções do sistema.

PUBLICIDADE

Tente usar uma solução salina no umidificador e na inalação para uma limpeza ainda mais saudável. O Sal Rosa do Himalaia mata as bactérias que podem estar presas nas cavidades nasais e no ar poluído.

9. Melhora o sono 

Uma dica para relaxar os músculos e a mente e tornar os períodos de sono mais intensos e regulares é adicionar um pouco de Sal Rosa do Himalaia ao banho uma vez na semana.

O sal contém substâncias que irão repor e restaurar seus níveis de energia e melhorar a noite de sono. Ele promove um verdadeiro equilíbrio na acidez do organismo proporcionando a desintoxicação e preparando o corpo para o descanso.

10. Promove a saúde das artérias

Um dos grandes benefícios do Sal do Himalaia é que ele pode ajudar a eliminar danos nas artérias que podem levar ao desenvolvimento de varizes.

Ele limpa as artérias e melhora a circulação sanguínea eliminando placas que evitam a possibilidade de formação das varizes.

11. Regula a hidratação do organismo

O consumo de uma salmoura totalmente saturada com sal natural não refinado oferece ao corpo eletrólitos que regulam a sua hidratação.

As bebidas esportivas são hidratantes rápidos eficazes porque oferecem alguns eletrólitos como sódio (Na+), potássio (K+), cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+) e cloreto (Cl). Infelizmente, a maioria das bebidas esportivas comerciais também contêm açúcares e químicos conservantes que causam danos à nossa saúde.

O Sal Rosa do Himalaia contém todos os eletrólitos que são necessários para a regulação dos fluidos corporais, sem os prejuízos dos isotônicos comerciais.

12. Alivia dores de cabeça

O Sal Rosa do Himalaia pode reduzir a gravidade das dores de cabeça e enxaquecas porque fortalece o seu sistema imunológico, aumenta os níveis de energia, equilibra os níveis de serotonina na corrente sanguínea e restaura o equilíbrio alcalino do corpo.

Dica: Para o alívio imediato das dores, misture 2 colheres de chá de cristais de Sal Himalaia, um copo de água e um copo de suco de limão, juntamente com as raspas do limão. Tome a mistura aos poucos.

FONTE: MUNDO BOA FORMA

 

Envie um comentário :

Outros Posts da A Natureza é Bela: